Os jogos e o conhecimento

15 12 2009

Muita gente fala que jogos não servem pra nada, só para viciar as pessoas e fazerem se alienar do mundo. Talvez essas pessoas estejam certas em parte, mas também tem o lado que diz que os jogos podem ajudar as pessoas em muitas áreas, principalmente motora, lógica e lingüística. Podendo fazer pessoas de vários lugares do mundo se encontrar e interagir, criando até laços.

Pego-me como exemplo. Sempre fui criado em torno dos jogos eletrônicos, e sempre tive facilidade para lidar com aparelhos eletrônicos. Essa pode ser talvez a facilidade dessa geração, estando em mundo rodeado pela tecnologia, os jovens de hoje tem um conhecimento maior do que os cerca. Sendo vídeo-game, computadores, iPhones, e várias outras coisas com telas e botões. O futuro é telas e botões, por isso digo que as pessoas que hoje sabem lidar com esses instrumentos, têm a chave do futuro nas mãos.

A parte lingüística vem quando as línguas do exterior se aproximam cada vez mais de nós, onde muitas vezes as pessoas não as entendem. Sempre fui um bom entendedor do inglês, e devo isso aos jogos de vídeo-game e computador, pois desde que tenho uns quatro anos, eu tenho contato direto com essa língua. Hoje existem várias opções de línguas quando se joga um game, por isso a abrangência lingüística dos jovens se torna cada vez maior. Último concurso que fiz, gabaritei a parte da língua estrangeira (inglês no caso), e garanto que minhas várias horas de jogo me ajudaram a alcançar tal resultado.

Portanto é errado dizer que os jogos são uma coisa ruim, e que “destroem vidas”, como já ouvi dizer. Mas é válido lembrar que não se pode abusar, até mesmo porque existem coisas melhores do que jogar, mas mesmo assim, não abro mão da minha vida virtual.

Lucas Saldanha

Ações

Information

Deixe um comentário

