Confiança e um livro na multidão

11 09 2010

Confiança definitivamente não é algo tão simples quanto eu pensava ser. Aliás, é uma das coisas mais complexas que eu já vi. Ela envolve amor e medo ao mesmo tempo. O amor está no ato de deixar que o outro tenha sua liberdade, e ao mesmo tempo o medo de que tudo seja jogado ao vento. Me castigo com a minha mente pensando em todas possibilidades possíveis.

Sempre tive o hábito de ser uma espécie de observador, vendo as interações das pessoas como um mero espectador. Confesso que o ponto de vista exterior é sempre mais favorável, uma vez que pode-se observar os lados em questão com mais clareza. Essa posição se torna completamente obsoleta quando somos nós que estamos envolvidos no caso em questão.

Vendo tantos casos diferentes, mas sempre com suas semelhanças, achava que isso me ajudaria quando fosse comigo. Não posso dizer que tais observações não ajudaram, pois alguma coisa se absorve como experiência, mas no geral, acredito que eu aja como aqueles que analisava, e no fim me tornei apenas mais um caso daqueles que eu observava com tanta vontade de analisar. O problema é que eu não consigo ter aquela posição onisciente do meu caso, é difícil saber o outro lado, e mesmo que saiba, é difícil deixar que os pensamentos não interfiram e o pior seja imaginado.

O estranho é que de certa forma, eu sempre imaginei a vida como sendo um grande livro, que é lido no final de tudo. E como leitor, eu não gostaria de ler um livro chato, sem graça, sem emoção, sem um diferencial. Eu sempre gostei de livros com um diferencial, e acho que isso é algo que deve estar presente na nossa existência, para que possamos chegar ao final de tudo sabendo que não tivemos uma vivência sem algo especial. Sempre li obas não tão convencionais como O Guia do Mochileiro das Galáxias, que te faz viajar pelo universo de uma maneira nunca vista e isso, acreditando, ou não, faz-te ver o mundo de uma maneira diferente.

Ver o mundo de uma maneira diferente. Essa parte até que não é difícil. O difícil é tratar o mundo de uma maneia diferente. Não ser convencional é o que considero o atrativo. Mas o não convencional fora das convencionalidades, que muitas pessoas insistem em não ver. É muito fácil ser diferente nas ações iguais. O interessante é ser único nas ações diferentes. E isso envolve desde os pensamentos mais complexos, até os mais simples, que usamos todos os dias.

Quando falo de pensamentos simples, trato dos princípios mais básicos das relações humanas, como a confiança, tratada no início deste artigo. E aí se encontra o desafio. Tratar essa de uma maneira como as pessoas não tratam. Elas dizem tratar, mas não saem das palavras. No final a maioria faz a mesma coisa, que é ignorar tudo e vivem na desconfiança. Elas optam pela opção mais fácil, pois confiar, como eu já disse (e se não disse, digo agora), confiança é algo muito complexo.

Não posso me precipitar. Sempre fui contra isso, e não posso me contrariar. O tempo fará as ações, os pensamentos e as palavras se ajeitarem. Mas não que esse jeito que ele dê seja da maneira mais fácil. Não queria ser assim, mas até atingir a real confiança, viverei na minha desconfiança, como a maioria das pessoas. Buscando a inconvencionalidade, me torno apenas mais um na multidão, afinal, ou se é diferente, ou se é mais um.

Lucas da Rosa

Anúncios

Ações

Information

One response

11 09 2010
Érika

“O tempo fará as ações, os pensamentos e as palavras se ajeitarem.” Acho que isso diz tudo. Mas tente confiar, sei lá. Às vezes é bom confiar totalmente em alguém, por mais que talvez essa pessoa nem seja completamente confiável. Faz bem confiar em alguém. ^^ Parabéns pelo post, e prometo vir mais aqui, confesso que não tive tempo de vir aqui ultimamente. beijocas ;*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: