Parabéns para quem?

29 09 2010

Aniversário. Afinal, o que é o aniversário? Por que todos os presentes? Por que todas parabenizações? Por que a festa, a pizza, o churrasco e bebida? Merece-se no máximo os parabéns por estar vivo até tal momento, pois nascer não é escolha para ninguém. Você estava em um lugar tranquilo e sem problemas, apenas comendo, dormindo e talvez brincando de dar socos e ponta pés naquelas estranhas paredes que tinha a volta.

Eis que então você se vê sendo puxado pelas mãos de um estranho, e saindo daquele lugar maravilhoso e protegido, aparece em um lugar estranho, frio, claro de mais. Além de tudo isso cortam sua fonte de alimento. As grosseiras na sua vida começam por aí. Aí enrolam-no em um pano e colocam na parte superior do lugar onde antes você estava dentro. É como estar pelado em um quarto com ar condicionado e sair para o vento frio no terraço de casa apenas coberto por um lençol.

Ninguém falou que seria fácil. E daí pra frente a coisa só piora. Tem que começar a andar sozinho, comer sozinho e até mesmo ir ao banheiro sozinho [o que é uma tarefa nada fácil até pegar o jeito, aliás, conheço algumas pessoas que não pegaram o jeito até hoje. Escola, trabalho, aniversário da tia gorda da namorada e outras atividades mais são o que realmente fazem uma pessoa merecer os parabéns após ter passado por elas, porque essas sim envolvem empenho, tempo, dinheiro e paciência. Principalmente paciência.

Quem deveria ser parabenizado por aniversários são os pais, que há x anos criam seus filhos e aguentam esses pedindo dinheiro todo final de semana para irem para algum lugar que os mesmos pais não sabem onde é, e que por mais que saibam, sabem que os filhos nunca vão para esses lugares, justamente porque os pais sabem onde é.

Fazem isso há anos. Há realmente muitos anos. Fico me perguntando quem foi o primeiro a fazer isso. Será que foi em uma caverna, quando nasceu um primatinha e todos os peludos locais ficaram felizes que teriam mais companhia naquele período escasso de gente? Se for assim, deve-se ficar triste a cada nascimento, visto que o planeta está cada vez mais cheio.

As pessoas (e especialmente os brasileiros) são pragas que não podem ver algo novo que já resolvem enfiar seus narizes para deixarem as coisas do seu jeito. Foi assim desde o começo, tirando as áreas dos outros animais e botando suas cabanas de palha de pé, e é assim até hoje, quando continuamos esse processo só trocando as cabanas de palha por fábricas e indústrias de cosméticos.

Mas o parabéns… Ele não faz muito sentido, mesmo. Acredito que inventaram isso só pra não dar o presente sem falar nada, oque seria muito grosso da parte de quem entrega. Falar um simples “Toma” e ir direto para os salgadinhos não torna o dia do aniversariante especial, por mais realmente não seja um dia especial.

No final, fazer aniversário é simplesmente lembrar que uma hora o Dona Morte vem. Tarda, mas não falha. E fazer festa para lembrar que um dia se morre e que lá não tem festas tão boas quanto aqui é um bom motivo para fazer uma boa festa por aqui mesmo. Com coisas bastantes estranhas como velas para serem assopradas e strippers saindo de dentro de bolos, as festas de aniversário são e sempre serão uma surpresa tanto para o homenageado, quanto para seus participantes, que verão coisas que nem em seus sonhos esperavam ver das pessoas que estão lá e muitas vezes de pessoas que nunca viram na vida e provavelmente nunca mais verão que só deram uma passadinha ali de furo para comer alguma coisa.

Lucas da Rosa

Anúncios

Ações

Information

One response

14 10 2010
Érika

Esse foi, acredito eu, o melhor post até agora. Lucas, você devia ser colunista, sério, de verdade. Você tem muito talento, garoto. E eu também acho que os pais deviam ser parabenizados. HIUEOAOHEI’ “Aniversários só nos lembram que temos um ano a menos de vida”, como dizem, então não custa nada fazer festa não é mesmo? 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: